Resenha de Ofanins- Entre o céu e a Terra de Ironi Jaeger

                 Ofanins- Entre o céu e a Terra  de Ironi jaeger é o primeiro volume desse enredo que revela a existência de uma verdadeira guerra travada pelo coração do Homem.  A trama se desenvolve em dois tempos. A visão humana dos fatos e a mesma história contada sobre a perspectiva dos anjos.

                 A alegoria apresentada pela autora apresenta aos leitores a existência de Ofanins- seres criados por Deus como Anjos Guardiões ou os Anjos da Guarda.

               A cidade de Siramar, onde se passa a trama num primeiro momento e para onde retoma no meio da narrativa, surgiu graças ao garimpo.  Ofanins- Entre o céu e a Terra contra a trajetória romântica do casal Roberto e Beatriz.

               Donos do empório de secos e molhados da cidade, seu Mário e dona Rosa tinham uma filha- Beatriz. Roberto, por sua vez, é filho do médico Dr. Jonas, que sonhou para ele estudar medicina na capital e ainda arrumou o casamento dele com Camila, a filha do prefeito.

              Um pouco antes da formatura deles, Beatriz e Roberto, apaixonados, entregaram-se um ao outro. Roberto sabia, porém, que teria que ir embora, mas nada revelou à amada. Então, dois meses depois, eles marcaram um novo encontro, quando ambos tinham importantes revelações a fazer.

              Roberto- sem que ela pudesse imaginar- revelaria que estava com viagem marcada para estudar medicina e casar-se com a Ana Lúcia- filha de um casal de amigos. Mas a doce Bia também tinha algo a revelar-lhe: estava grávida. Antes que tivesse a oportunidade de contar tudo para ele, porém, ouviu a revelação de que aquele encontro era, na verdade, uma despedida.

            Sentindo-se traída por Roberto, nada revela da gravidez. Furioso, o pai de Beatriz convence-a morar na cidade de Roseiral com uma tia distante, entregando a ela um bilhete com o endereço.

               Apenas ao chegar à cidade e vagar por horas atrás da casa indicada é que Beatriz percebe que não existia casa alguma. Ela fora expulsa de casa sem piedade.

            No Céu, outra parte dessa trama de delineia.

            Agora conhecemos os Ofanins Allan e Assimila. Dois jovens irmãos criados por uma mãe que sofria de violência doméstica pelo marido bêbado, que a comprara numa dívida de jogo. Ela educou os filhos com muito amor e ensinando a eles os preceitos religiosos, inclusive sobre a existência dos Ofanins.

           Um dia, o pai dos jovens irmãos  tem a ideia de que casar Allan com Camila- a filha do prefeito. E quanto a Assimila, ele a casaria com um jovem de posses. Então, durante uma jogatina na própria casa, ele perde tanto a casa quanto a filha na mesa de jogo. Num ato de extrema loucura, assassina os dois filhos e a mulher na casa incendiada.

         Entretando, ao chegar na mansão celestial, o jovem Ofanin Allan não está feliz e recebe uma chance de voltar a viver na Terra e reencontrar Camila. Poderá casar-se com ela e terão um filho, mas ele sabe que ela morrerá de parto, de um menino que receberá o nome de Eduardo.

          Ainda assim, e sabendo tudo que o destino aguardava, Allan retorna à Terra usando um corpo humano como um avatar. Escolhe o corpo de um médico, Dr.Ruan, médico oncologista, que sofrera um acidente. O médico estava cuidando do pai dela- Camila- que estava doente. E assim, ele teve a oportunidade de se reaproximar de seu amor e se casaram. Como fora determinado pelos desígnios divinos, a jovem morreu de parto, deixando-o para criar sozinho o pequeno Eduardo.

            A irmã Assimila aparece-lhe num sonho e mostra para ele um casal de namorados. Quando o amor entre eles se consuma, a irmã sopra-lhes uma benção e virando-se para Allan/Ruan, diz que um daqueles jovens será sua nova missão na Terra.

          Então, o agora médico Ruan se depara com a jovem Beatriz, grávida e passando mal na rua, perto do consultório onde clinicava. Ele se compadece dela , prestando socorro levando-a ao hospital. Ele entende que é Beatriz a jovem que estava predestinada a ajudar. E m seguida, leva a jovem e a criança que ela esperava- a menina Angel- para morar com ele, a mãe (do médico) e o filho Eduardo. 

          Há uma passagem de tempo de dez anos. Angel é criada como irmã de Eduardo e recebe muito amor pelos pais e também conta com a supervisão celestial de Assimila, que cuida das crianças sem que os pais saibam de sua presença. E é a menina que faz com que a mãe queira retornar para Siramar, onde ela tem a oportunidade de reencontrar os pais e perdoá-los e mais uma vez , Beatriz reencontra Roberto- agora advogado da comarca de Siramar e casado com a jovem Ana Lúcia.

          A segunda parte da trama inicia-se quando Allan retorna para Mansão Celestial. E como as pessoas viram o Dr. Ruan transformar-se num anjo, o funeral do médico transformou-se num espetáculo.

          Numa reviravolta surpreendente, conhecemos outra versão do relacionamento de Beatriz e Ruan e dos embates dos anjos de Luz e do anjo das trevas, Lidiane.

          Os capítulos são curtos e a história é mais focada na sucessão de acontecimentos do que na reflexão dos personagens como é esperado no gênero novela. Toda a trama se passa em apenas cem páginas, mas o livro não é um conto porque existe mais de uma trama na narrativa e um aprofundamento maior do que aquele esperado num conto.

         A visão espiritualista permeia toda a trama, conduzindo os personagens que aprendem sobre as consequências de se exercer o livre - arbítrio.

        A capa é muito bonita, harmoniosa, em tons de azul e dourado, retratando a personagem Assimila- o anjo da Luz. 

        Uma alegoria muito interessante sobre as trevas e a luz e os mistérios que envolvem a vida humana.

        Estou ansiosa pela sequência da trama de Ofanins- Entre o Céu e a Terra, que em conversa com a autora Ironi Jaeger, foi revelado já estar com publicação prevista.

          Ofanins entre o Céu e a Terra estará no Em Pauta:Café literatura 3☆2018 dia 20 de maio, às 19 horas, com um sorteio de um exemplar do livro. Confirme agora mesmo sua participação!

   Link do evento Em Pauta:Café literatura 3☆2018 

          www.facebook.com/events/368013993696703/

 

                                                     Michelle Louise Paranhos- autora e critica Literária.