Resenha de Coração de Oceano de Aline Duarte!

E abram alas para a família real Voin! Vamos conhecer a mágica fantasia de Coração de Oceano!

Toquem as trombetas e preparem-se para mergulhar nessa aventura! 

Livro : Coração de Oceano

Autora: Aline Duarte

Número de páginas:194

Editora : Independente ( Wattpad)

Coração de Oceano reúne magia e a aventura numa trama cativante.

Ainda no prólogo conhecemos uma das famílias reais presente na trama, sendo essa a principal.

O rei Alexander, a rainha Kira, a sua nora Lana e o filho deles Gregori.

Nesse primeiro momento encontramos o rei nervoso, minutos antes de proferir um pronunciamento para anunciar as mais novas integrantes da família real: Valentina e Victória, nascidas em dois de dezembro de 1992, na maternidade real, na corte real de Voin, na ilha Karaginsky, Rússia.

  Agora nosso olhar se volta para uma nova personagem: conhecemos Ellen, que recebe seus pais em casa para as comemorações de seu aniversário. Ela ganha um carro antigo de seus pais de presente.

Um ano depois Ellen conhece Mateus, um jovem bastante esquisito, que mora numa casa parecendo assombrada. Neto mais novo de Jo Orel.

Porém, de alguma forma, parece existir uma relação entre eles e Mateus consegue mesmo ler os pensamentos dela!

Ellen era bastante interessada em Jack – mas ele parecia desonhecer esse interesse dela. Na turma de amigos de Ellen ainda estavam Mary e Jonas. Mateus consegue enxergar além e sabe das reais intenções de Jonas, que até então Ellen considera apenas um bom amigo. Quando Ellen descobre que Jack desistiu de chamar a atenção de Ellen para ele e finalmente começa a namorar Mary é que Ellen percebe que sempre estivera enganada com Jack- sempre julgara que ele não se interessava por ela!

E como Mateus poderia saber disso tudo? É quando Aline Duarte revela um fato inusitado:

Mateus não é um garoto comum, ele é um Aquilan, um tipo de bruxo com uma missão especial- ser guardião de Ellen.

Um relacionamento amoroso aninda principiava entre Jonas e Ellen quando num sequestro relâmpago, Jonas some. Dantas, irmão mais velho de Mateus e também um Guardião Aquilan, aparece para tentar proteger a todos. Eles são transportados para uma espécie de mundo paralelo - a Rússia- mas é outro local, não a Rússia que conhecemos não!O clima não é tão severo quanto imaginamos, por exemplo, como na cena compilada na íntegra:

“(...) Penélope fez uma lista do que gostamos de comer e fez o possível para se adequar ao mercado da Rússia. Tudo aqui é ao mesmo tempo parecido e diferente. Os cereais, as frutas, são como conhecemos no hemisfério sul, mas com um gosto diferente. Depois que a dispensa e geladeira estavam de acordo, ela nos ajudou com as mudanças. 

Primeiro meu quarto, ela me mostrou uma paleta de cores e estampas que tinha no armário, e eu adorei todas, e ela fez uma anotação numa prancheta. Tapetes e cortinas também tinham, e depois que escolhi, fez outra anotação. Mateus não disse uma palavra, alias, nem percebi que ele tinha saído.  

Terminei com Penélope e saí pela casa à procura de Mateus, ela me disse para procurar ele no porão e onde ficava a porta. Passei através da porta da cozinha e percebi a porta antes camuflada à minha frente, que estava aberta agora e a luz estava acessa, desci as escadas (...)”. (página 108).

 Outros personagens vão surgindo aos poucos quando numa reviravolta descobrimos que Ellen não é uma garota comum e seu destino está entrelaçado com a família real Voin.

Quando a família real Voin foi atacada por inimigos eles fugiram e durante a fuga a filha Victória foi retirada dos braços de Lana e dada como desaparecida.

O novo rei da dinastia soldastov substitui o bondoso rei Alexander e assim a princesa permanece sendo procurada por anos. E Valentina, onde está?

Isso vocês irão descobrir nas páginas de Coração de Oceano de Aline Duarte.

A caracterização dos personagens é bem detalhada embora os cenários e a ambientação como um todo seja apenas mencionado. O foco da trama está na ação dos personagens como condiz a uma pequena novela de 194 páginas.

Muita aventura e magia cercam Ellen, Mateus, Jack , Jonas e demais personagens. Uma intriga poderosa envolve a rainha e muitos segredos serão revelados. 

Segue mais um trecho da obra onde conhecemos um pouco mais sobre a magia presente nesse mundo fictício:

- Seria melhor se já tivesse crescido com essas informações- disse Mateus lendo meus pensamentos, e observou- mas você está se saindo bem. Logo estará pronta para ingressar na faculdade.

A faculdade é um rito de passagem moderno do nosso povo. Crianças tem que ir à escola onde aprendem mais sobre nossa cultura, a lidar com a magia e sobre o mundo dos humanos. Mas é na faculdade que escolhem o seu futuro e ganham a marca de "maioridade", ou Pubis, uma tatuagem mágica no pulso esquerdo de uma estrela de cinco pontas.

Nos tempos modernos os humanos vivem ao lado dos Lux na sociedade sem saber da existência deles. Mas nós sabemos da existência dos humanos tanto que alguns vivem os costumes do seu povo, mas vivem entre os humanos.

-Agora precisamos descobrir que tipo de magia você domina (...)”.( Página 60).

Coração de Oceano traz algumas situações curiosas: criticas a alguns personagens que fizeram sucesso recente no cinema e a menção a uma pedra, uma Tanzanita em azul profundo, chamado Coração de Oceano - uma referência à joia usada por Rose durante o filme Titanic e que é usada como título para a Obra e a razão disso será detalhado na Obra Coração de Oceano.

A ambientação em outros países de clima rigorosamente frio como a Rússia foi alterada magicamente.As situações se resolvem de forma rápida, sem muita digressão para que a personagem reflita sobre seus próximos passos. A Ellen é uma personagem mimada por seus pais que a tratam com muito carinho, mesmo que ela more muito tempo sozinha- no inicio da trama eles parecem chegar de uma longa viagem especialmente para o aniversário dela.

O enredo de Coração de Oceano é uma novela YA, escrita especialmente para a faixa etária de adolescentes a jovens adultos e como esperado para a idade do público-alvo, a trama é focada nas ações ininterruptas, muitas reviravoltas, a personagem é uma jovem adulta para criar fácil identificação com esse público-alvo e onde os adultos possuem uma participação menor, secundária ou mesmo como figurantes.

Linguagem fluída, leve, com uso de gírias e vocabulário simples que serão facilmente compreendidas pelos leitores.

Coração de Oceano é uma agradável leitura de aventura e fantasia para jovens de todas as idades.

Michelle Louise Paranhos- Crítica Literária

Resenha feita para o Em Pauta: Café Literatura 2