Resenha de Bisa Bia Bisa Bel de Ana Maria Machado

A garotinha Bel conta sua história pelo buraco de uma fechadura. Isso mesmo! O livro possui esse impacto de narrativa que provoca já na abertura uma identificação com o público infantil. Então ela revela :

" Sabe? Vou lhe contar um segredo.Ninguém desconfia . Bisa Bia mora comigo. (...) Bisa Bia mora dentro de mim. E até pouco tempo atrás, nem eu mesma sabia disso. Para falar a verdade, nem sabia que Bisa Bia existia".

As ilustrações são em preto e branco e compõe a cena. São 63 páginas de puro encantamento e constitui uma novela infantil de rara beleza. 

Focada na ação , a novela Bisa Bia Bisa Bel possui um  cenário está de acordo com a vida da garotinha: a casa, a escola, as brincadeiras.

Não há ambientação de um lugar definido e , se isso pode ser algo negativo em um romance, por exemplo, nesta novela não ser mencionado o local exato de onde se desenrola a trama cria, ainda mais, essa ideia de atemporalidade. Qualquer tempo e lugar pode ser cenário para Bisa Bia Bisa Bel.

Aborda de sutil o conflito de greração, quando no fundo de uma caxinha, Bel descobre a foto de uma garotinha numretrato oval, segurando numa das mãos uma boneca e na outra uma arco grande como um bambolê.

Ela então pede à mãe que deixe levar a foto para a escola e na hora em que vai jogar queimado, guarda a foto bem pertinho do coração. Por algum motivo a foto entra através de sua pele, adquire vida e é assim que  ela começa  a conversar com sua Bisavó Bia.

Bel fala para a Bia as mudanças que aconteceram no mundo desde a infância de sua bisavó. E, Por sua vez, Bia fala como era seu mundo naquele tempo. Mas então...entra um personagem muito interessante na história: A Neta Beta...É, isso mesmo que você ouviu: 

Existe uma menininha - Neta Beta-que encontra a foto velha e manchada de Bisa Bel e manda fazer uma holografia com a foto da menininha de short e tênis.

O livro fala de encontro de gerações e do primeiro amor e de assuntos pertinentes à essa idade pre- adolescente.

Essa edição que eu tenho é de 2002, mas o livro continua sendo editado e é um sucesso que atravessa gerações, sendo editado pela primeira vez em 1942.
A boa literatura não envelhece e o assunto continua atual e tive o prazer de ler esse livro na minha infância e o ver ser lido pela primeira vez pela minha filha de 12 anos.
 
Ao final do livro a autora Ana Maria Machado diz: 
"Quando escrevi Bisa Bia,Bisa bel,só estava era com muita saudade de minhas avós. Vontade de falar com elas sobre meus dois filhos. Não imaginava que tempos depois eu teria uma filha(...) Bisa Bia Bisa bel é uma ponte com outros seres humanos, de origens e idades variadas".
Um livro apaixonante !