Bumerangue de Gérson Prado

Vamos hoje conhecer o Romance Bumerangue,do autor Gérson Prado.

Resenha de Bumerangue

Sinopse: Bumerangue nos traz o mundo das escolhas, dos sentimentos revirados, de uma família que se ama. Vítor, Luana e Camila vivem na linda Salvador.

Cercados pela cumplicidade e união, passam a maior parte do tempo juntos, amparando-se mutuamente, fortalecendo-se nos momentos mais difíceis e superando os obstáculos impostos pela vida. Porém, algo inesperado e completamente alheio às suas vontades mudará tudo isso. Nem sempre nossos julgamentos são os mais certos. Nem sempre tudo é tão simples como parece! O que você faria no lugar de Luana?

Ficha catalográfica

Título: Bumerangue

Autor: Gérson Prado

N° de páginas: 236

Editora: Multifoco

Link para compra: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/bumerangue/

 

*****

Bumerangue é narrado em terceira pessoa, mas nem por isso os sentimentos do personagem são diminuídos em intensidade dramática.

Além disso, o título está de acordo com a sensação crescente de um bumerangue que é lançado no ar e que gira em rotações infinitas, antes de percorrer o caminho de volta até aquele que o lançou.

 O livro é narrado num único fôlego, sem a tradicional divisão em capítulos, de forma que explore ainda mais precisamente esse conceito de trajetória curvilínea inspirado por bumerangue.

A primeira grande reviravolta do livro surge logo numa das primeiras páginas, o que já me trouxe uma agradável surpresa: a discussão honesta sobre o tema desemprego em meio à crise econômica. O personagem Vitor apesar de toda sua competência é demitido e sua única opção é reinventar-se.

No inicio da trama,Victor está casado com Luana e juntos tem a pequena Camila,de apenas dez anos.

Apesar desse momento difícil,o que poderia trazer muita angústia é revertido pela forma com que o casal lida com a situação, mais um das infinitas formas de demonstração do amor que une aquela pequena família. Esse é um dos muitos momentos marcantes do livro: a forma como o autor conduziu essa parte da narrativa.

E é em nome desse amor que Vitor sente por Luana que ele decide depositar suas economias e o que recebeu com a rescisão na compra de um comércio e dá a ele o romântico nome de MM’s lanche- abreviatura de Minhas (duas) Mulheres.

O tempo passa, Camila cresce e passa a namorar, a loja de lanches MM"s Lanche cresce no mercado quando então, há uma outra reviravolta do destino e Victor sofre um AVC, o que obriga a família a reestruturar-se novamente enfrentando o despreparo e as angústias que essa nova fase desperta em todos.

Até aqui não mencionei um aspecto importante- eu tenho ressalvas em dizer que este livro constitui –se numa trama HOT, apesar das cenas de sexo bem detalhadas, inclusive pela rara perspectiva desse assunto estar sendo conduzido  pela  ótica  masculina- muitos dos livros Hots são- atualmente- escrito por mulheres.

Foi interessante observar as sutis diferenças na linguagem e/ou detalhamentos utilizadas por um e o outro gênero na hora de falar sobre esse assunto.

Por isso,eu considero este um romance dramático que fala sobre sexo dentre outros assuntos,mas não tem o sexo como assunto principal do enredo; O que realmente é importante em Bumerangue são os aspectos psicológicos de cada personagem envolvido na forma de lidar com Vitor,antes,durante e depois de seu período de reabilitação.

Um dos personagens que ganha muito destaque nessa nova fase após o AVC é Luana,que precisa abruptamente,assim como Vitor,entender a nova realidade que atinge vários aspectos da vida do casal, especialmente a vida sexual. E esse é um assunto delicado, que foi habilmente conduzido pelo autor. Outros assuntos abortados no enredo foram: o medo de tornar-se incapaz de dar prazer à companheira;a companheira que não sabe exatamente como agir e fica atônita e não consegue corresponder às frustrações do marido;a sensação que se torna insustentável; as diversas fugas da nova realidade que todos passam, de uma forma ou de outra, a buscar para suprir as carências afetivas que a nova realidade impõe a todos e por fim,a grande dúvida se existe a possibilidade dessa família readaptar-se e sobreviver após o trauma.

O sexo, presente em variadas formas ao longo da trama é um aspecto muito importante neste livro, porque debate em especial como um casal sexualmente feliz e ativo poderia lidar  se,de repente,se deparassem com uma situação grave como a que Vitor e Luana enfrentaram. Algo que, infelizmente, não é impossível de acontecer na vida de qualquer casal,em qualquer tempo.

 Esse aspecto de “vida real” é mais um dos muitos méritos desse livro.

Convido aos leitores a conhecerem Bumerangue e entrarem também no debate: você agiria diferente no lugar de Luana?

Leia a trama envolvente e quente-muito quente!(risos)-  escrita por Gérson Prado para o romance Bumerangue!Boa leitura!