Resenha de Zafhira-Quando o amor acontece

Autora:Uiara Mello

N° de páginas:179

Gênero: Romance 
 
tags:drama,medicina,ELA,romance
 
 
O livro Zafhira-Quando o amor acontece- é narrado em 1°pessoa.
O título do livro  induz ao leitor a crer que conhecerá a história de zafhira.A trama ,porém ,narra o romance entre Otávio e Júlia.Zafhira entra na narrativa como co-protagonista e embora sua presença gere o fio condutor da história,ela não é a personagem principal.
O romance inicia-se com a apresentação dos personagens:
Júlia welask,23 anos ,publicitária,tem o hábito de aos domingos ir até o parque ,sentar-se num banco para passar momentos de lazer, lendo livros e revistas.Mas é num dia assim,absolutamente comum ,que essa trama envolvente inicia-se.
Uma jovem frequentadora do parque,a  quem ela também vê nesses  domingos literários,desperta-lhe a atenção.
A jovem  aproxima-se de Júlia ,apresenta-se como Zafhira e pergunta se pode contar-lhe sua história: o seu grande amor por Otávio.
Júlia então passa a ouvir a narrativa atentamente, e sem se dar conta,cada vez mais se  encanta com a estranha moça que chega até ela para contar-lhe uma simples história de amor,e passa a aguardar as continuações da história a cada domingo . Elas tornam-se amigas .

Zafhira e Otávio se conheceram no trem;A paixão entre eles foi intensa e recíproca,mas logo no inicio do relacionamento Otávio-voluntário no trabalho com sorospositivos na África-precisou viajar àquele país com a equipe de voluntários  "Anjos Sentinelas".O carro onde a equipe de voluntários estava sofreu um terrível acidente:  passou sobre uma mina terrestre e explodiu.

A mídia noticiou o acidente,mas informou que Otávio estava desaparecido,o que deixou Zafhira muito apreensiva. 

Já quase sem esperança de voltar a vê-lo um dia, eis que Otávio reaparece em sua porta depois de muito tempo do acidente,e revela que tentou  avisá-la  inúmeras vezes,sem conseguir sucesso, de que havia sido resgatado por moradores locais,com o pé e braços fraturados, e dessa forma a mídia não soubera de seu paradeiro.Com as péssimas condições das  telecomunicações locais,não só não pudera entrar em contato com ela,como com o Brasil.A paixão entre eles reacendeu como se não houvesse passado nenhum minuto sequer de separação entre eles .

Quando Júlia ouve esse relato de Zafhira fica comovida e ainda mais interessada na história.

A curiosidade de Júlia foi tanta que  decidiu pesquisar o assunto por conta própria na web,e ao entrar no site dos Anjos Sentinelas,ela descobriu algumas importantes informações sobre Otávio:seu nome era Otávio Rodrigues; ele tinha 26 anos; era bonito e...viúvo.

Júlia achou isso muito estranho,mas de posse do telefone da ONG,ligou para Otávio,que não podia atender-lhe naquele momento.Qual não foi sua surpresa quando Otávio retornou sua ligação e ainda aceitou encontrar-se com ela!

Impetuosa, Júlia vai direto ao assunto e pergunta se Otávio conhecia Zafhira.

Porém, ela fica aturdida  ao obter a resposta inesperada :ele não só a conhecera,como fora casado com ela por três anos,até que há um ano,durante o nascimento do primeiro filho do casal,ocorreu complicações no parto ,levando mãe e filho à óbito.

Júlia então pede a Otávio autorização para escrever a história do casal.Otávio fica a princípio desconfiado e depois desconcertado quando Júlia revela que tem conversdo com Zafhira ,e que foi assim que Júlia conhecera a história do casal.

Otávio,após o choque inicial e ainda desacreditando dessa amizade improvável entre elas, autoriza Júlia a escrever o  Romance.Eles começam a se encontrar com mais frequência para discutir a trama do livro e esses  encontros aos poucos os aproxima.

Zafhira aparece sempre para Júlia em espírito, não somente  durante os passeios no parque, como agora  também na  casa de Júlia ,e permite que ela presencie   flashbacks do romance ,apresentando a ela a sua versão dos fatos,transformando Júlia numa expectadora inusitada dos acontecimentos do passado.

Cada vez mais próximos,o amor entre Otávio e Júlia  se fortalece e eles se casam.

Logo após o casamento,Otávio viaja por uma semana para os Estados Unidos,alegando ser por motivos de trabalho.Júlia fica triste,mas aceita sem grandes contestações.Zafhira reaparece,informando a Júlia que aquela será a última vez que Júlia a verá,mas que não se preocupe que Júlia ainda será muito feliz e ela,Zafhira,estará sempre com Otávio.

Quando Otávio retorna da viagem,começa a apresentar alguns tremores e outros sinais,e júlia descobre que ele está com ELA- Esclerose Lateral Amiotrófica- doença também conhecida também como Doença de Charriot.

A doença progride muito durante o primeiro ano de união do casal,e Otávio finalmente revela a Júlia que ,por saber do grande desejo da esposa em ter um filho, durante aquela viagem que fizera aos EUA logo no início do casamento,  tinha sido na verdade uma viagem para se submeter aos procedimentos médicos numa clinica especializada na técnica de  congelamento do sêmen,para que a Júlia pudesse realizar o seu grande sonho no futuro,independente do avanço de sua doença.

O livro aborda com leveza sem perder a profundidade um assunto delicado:a agressividade,sintomas e tratamentos da sindrome ELA,assim como os desafios da inseminação artificial para casais que convivam com doenças degenerativas como essa e discute aspectos morais do tema.

Sem se aprofundar em demasia nos aspectos médicos da síndrome,a autora esboça um importante panorama desse quadro degenerativo,especialmente para aqueles que nunca ouviram falar desse assunto.

É um romance com uma leveza apenas aparente,porém..A autora não aprofundou aspectos existenciais dos dilemas apresentados,como a angústia  de gerar um filho de um paciente terminal e ter que criar uma criança que já nasce com a perspectiva de  crescer com a ausência -presença constante desse pai:cada vez que a mãe olhar para ela se lembrará  do seu grande amor,com tristeza e saudade.

           A abordagem feita pela autora desses assuntos tão complexos ,contudo, apresenta ao leitor as implicações de cada dilema:

 Acreditar ou não na presença de espíritos  e suas intervenções no mundo dos encarnados  ; Manter  ou não o casamento após o diagnóstico de síndrome degenerativa  e como conviver com as dificuldades e implicações do diagnóstico na vida do casal,incluindo o aspecto sexual;Ter ou não um filho nessas condições , recorrendo à inseminação artificial.  

Ao leitor cabe a oportunidade de escolher que posição tomar: contrária ou a favor da condução das escolhas de Júlia, a protagonista da trama.E ainda poderá aprofundar seus conhecimentos sobre cada assunto apresentado em momento posterior,se este for seu desejo.

Num livro coerente e conciso, Uiara Melo consegue camuflar com perfeição assuntos delicados,apresentando todas as implicações sem a pretensão de ser didática em cada assunto, e consegue seu intento com maestria através da leveza de uma linda e comovente história de amor.

Um livro para jamais ser esquecido. Recomendo.