Resenha de Um Anjo Na Terra

Hoje trago para vocês o romance de Luana Barros

Autora:Luana Barros

N° de páginas:310

Editora:Chiado Editora

Resenha

     O livro conta, através de uma divertida alegoria, a nova missão do anjo Gabriel na Terra. Ariel decide pedir aos anjos, como último recurso, conceder um desejo para os seres humanos, com a intenção de fazê-los felizes.

Para o anjo Gabriel, entretanto, a missão era um tanto mais complicada: ele desceria à Terra e  uniria de vez o casal Ana Beatriz e Jorge.

Ana Beatriz é a alma gêmea de Jorge, mas como são teimosos em reconhecerem esse amor! Brigam por qualquer motivo, e a felicidade que estaria no destino deles ao lado da pequena Lívia, filha de ambos, nunca pode se realizar.

Ana beatriz engravidou de Lívia no dia da formatura do ensino médio, e mesmo sem nunca terem namorado, Ana Beatriz e Jorge brigam como se fossem casados há anos, e Jorge sempre se coloca ao lado da já adolescente Lívia, apenas para irritar Ana Beatriz, o que aumenta consideravelmente as brigas entre eles.

Treze anos que Gabriel insiste em unir a família, em vão!

Jorge, por sua vez, um advogado workaholic, é algo interesseiro e resolve casar-se com Carol, com quem namora há três meses apenas porque é importante para o status de um advogado ser casado com uma médica que faz especialização em pediatria. Mas entre eles não há amor, só o impulso... E o interesse.

O anjo Gabriel retruca ao pedido de Ariel dizendo que já tentara de tudo para unir aquele casal complicado, usara de todas as estratégias possíveis e nenhuma dera resultado.

Ariel insiste... Essa era a missão especial de Gabriel- anjo dos relacionamentos -que, de quebra, ainda deveria unir o casal Carol e Bernardo, outras almas gêmeas separadas na Terra.

A trama é narrada através de vários Pontos de Vista, e assim vamos conhecendo as intenções de Jorge, suas motivações para transformar-se em quem é. Conhecemos especialmente Lívia, a primeira personagem com quem Gabriel entra em contato com a missão de unir o casal, e por ser esse o desejo da menina, une o útil ao agradável, concedendo-lhe o desejo ao mesmo tempo em que cumpre a missão.

O anjo Gabriel proposto pela autora é estrategista, um tanto debochado ao dizer o que pensa, e muito divertido.

Gabriel é um anti-herói muito interessante, e embora o livro seja sobre um anjo na Terra ele não chega a ser de fato o personagem principal.

Na verdade,quando a autora muda os pontos de vista conseguimos mudar a nossa perspectiva sobre cada situação apresentada no enredo, de acordo com os personagens envolvidos, e a cada momento um personagem ocupa a posição principal.

Através de mais um estratagema do anjo, Ana Beatriz e sua mãe reconciliam-se após anos de brigas, desde que ela engravidara ainda na escola. Sua mãe nunca aceitara a menina.  O manipulador anjo entra em ação novamente e cria uma forma de Ana Beatriz, sua mãe e a menina fazerem uma viagem para a Europa, começando pela Espanha.

Com Gabriel “ajeitando os pauzinhos”, Jorge segue viagem com elas no mesmo avião, o que os une para um acerto de contas necessário que tem tudo para uni-los, como pediu o anjo Ariel.

Marcelo- ortopedista do hospital onde Carol trabalha- foi apaixonado por ela quando tiveram um “relacionamento” no passado e agora tem com Carol uma grande amizade. Mas, Marcelo ainda a ama, ao mesmo tempo em que acredita que seu tempo com Carol estará perdido para sempre e esconde da amiga seus reais sentimentos, ainda mais agora que ela está noiva e com um casamento relâmpago marcado com Jorge batendo à porta.

Sendo assim, o anjo terá que entrar novamente em ação, resolvendo uma parceria amorosa especial para Marcelo.

É interessante quando, durante a viagem para a Europa, o anjo Gabriel consegue fazer com que os livros que Jorge e Ana beatriz levaram para ler durante o trajeto sejam dois exemplares do livro: Amar ainda Vale a Pena –Recomeçar- outro livro da autora de Um Anjo na Terra, Luana Barros.

É ainda mais interessante porque Jorge critica o livro como livro de “mulherzinha” evidenciando o jeito machista com que o personagem interpreta os relacionamentos, o que casa perfeitamente com o perfil dele no inicio da trama.

 Jorge não é bom pai, bom namorado e, de longe, não causa nenhum suspiro romântico em Ana Beatriz, sendo um desafio ainda mais interessante para o anjo.

É engraçado quando no enredo de Um anjo na Terra Jorge critica o outro livro, ridicularizando a tatuagem feita pela personagem daquele livro, para nunca esquecer-se de um personagem com que tem apenas amizade.

Adorei ler essa referência no livro, porque Um anjo na Terra é o segundo livro da autora Luana Barros que tenho oportunidade de resenhar, sendo que o primeiro foi justamente Amar ainda vale a pena.

Assim, pude perceber um estilo claro da autora na forma precisa com que trabalha com alternância de pontos de vista, sem deixar nenhuma ponta solta, mantendo a coerência e coesão do texto.

Tal qual o outro livro aqui mencionado, Um anjo na Terra é um livro romântico e agradavelmente surpreendente, que até ao revelar a identidade do narrador do texto, ao final do livro, revela uma surpresa agradável.

Não posso muito detalhar a trama justamente para não dar spoilers desnecessários; Entretanto, recomendo bastante o livro, é muito divertido e reflexivo.

Se Gabriel cumpriu ou não sua missão é o mistério que os leitores terão que desvendar.

Leia Um anjo na Terra e, se possível, também o outro livro da autora: ambos falam ao coração que, apesar de tudo, amar ainda vale a pena.