Resenha de A Última Nota do Destino de Simone Cândido

Autora: Simone Cândido

Editora: Giostri

Número de Páginas:254

 

Gonzalo e Pietra Barboni era o casal modelo que todo mundo invejava, os ‘pais harmoniosos’ que todo filho queria ter.  Juntos aos filhos Vincenzo e Lorenzo, formavam uma típica família que era alvo de  para as lentes famintas da imprensa. Residiam numa mansão na cidade do Rio de Janeiro e possuíam uma rede de restaurantes ‘Massas Barboni’e estão vivenciando o difícil momento da separação de seus filhos, que estão de malas prontas para estudar no Canadá.

      Mas a dor de vê-los se afastar é amenizada quando Pietra descobre-se grávida novamente e a linda Lavínia nasce, para alegrá-los.

     Sofia Polaris é contratada por Mirna- a governanta-, a pedido de Pietra, para servir de babá à menina.

     Quando Lavinia completa seis anos, ela deixa o cargo de babá e passa a atuar como assistente de Gonzalo na empresa.

      Durante o aniversário de Sofia, o amante de música Gonzalo, que se tornara um virtuose do piano consagrado, toca para ela o Prelúdio N°2 de O cravo bem Temperado.

      Pietra sente necessidade de voltar ao mercado de trabalho, agora que a filha já é moça, e assim passa a trabalhar na Ong de Betinho Star- pseudônimo de Roberto Volster, empresário rico e bem-sucedido na área da estética. Homossexual assumido, o jeito de Betinho incomoda Gonzalo, preconceituoso e tradicional. Porém, ele permite que a mulher trabalhe na ONG ainda assim.

    Para culminar, Vincenzo quer se casar com uma mulher linda, Priscila- digna de uma miss Africana- de raça negra. Gonzalo sente-se furioso com o que considera um absurdo.

    Quando Pietra passa a se dedicar de corpo e alma à ONG, seu casamento, já estremecido, sofre um grave abalo.

   Aos poucos a admiração de Sofia passa a outro estágio, e Gonzalo, por sua vez, passa a beber para lidar com as frustrações de seu casamento, que vive momentos de distanciamento com Pietra. Ele acaba convencendo Sofia a dormir com ele. Porém, Gonzalo se arrepende e tenta reavivar seu casamento com a mulher, justamente no momento em que Sofia engravida.

         Ao contar para Gonzalo, ele a destrata e diz não reconhecer a paternidade do filho, mas dá a Sofia um dinheiro, com o qual, a contragosto, resolve usar para comprar uma casa num condomínio em Lavras, MG, para esperar o filho chegar.

       É lá que ela conhece Lucas e ele se torna a primeira referência de pai para seu filho, Henrique.

        O tempo passa e um dia Pietra está indo pra Ong quando assiste a um assalto e o abalo emocional provoca um ataque fulminante, um infarto.

       Um aparte no resumo para um comentário. A descrição do enfarte de Pietra foi tão bem descrita que fiquei angustiada e o desespero de Gonzalo foi palpável. O apoio de Betinho retratou muito bem o caráter do empresário que poderia ter sido vingativo e não foi, acolhendo Gonzalo em sua dor. Uma cena incrível, para não esquecer.

       Uma situação interessante que foge ao lugar comum em A última nota do Destino, é a evolução de alguns personagens e a involução de outros.

        Especialmente Lucas, que passa uma transformação ao longo da trama, para pior, enquanto Gonzalo, prepotente e preconceituoso, assume um caráter benevolente, mas nem por isso deixa de  sofrer as consequências do que fizera até então.

     Mirna, por sua vez, passou de figurante a peão importante no jogo das relações humanas  que permeia toda a obra de A Última Nota do Destino de Simone Cândido.

     A diagramação do livro está boa, e a capa merece um olhar especial. Como pianista clássica amadora, esse teclado na parte superior da página me deixou completamente apaixonada.

      Um livro que se torna capaz de mexer com os sentidos e provocar emoções de várias formas.

                                                    Michelle Louise Paranhos - Critica Literária

                              

O debate sobre este livro no Em Pauta: Café Literatura 5 será dia 26 de Agosto de 2017, sábado, às 19 horas.

Acesse o link para confirmar sua participação:

 www.facebook.com/events/1831246437192182/