O Reencontro-Paula Lessa

Autora:Paula Lessa

Editora:Alfa do Cruzeiro

N°de páginas:117

Sinopse: Reencontro é uma história que poderia ser real. Contém elementos reais. Você relacionará vários personagens com pessoas que você conhece: a menina esperta e ingênua, o avô amargo com as tristezas da vida, mas transbordante de amor, a jovem mãe envolvida em conflitos e dúvidas sobre a vida, e muito mais. E reconhecerá o drama: uma má interpretação, levou ao esfacelamento de uma família que, apesar de não ter um perfil tradicional, contém todos os fundamentos necessários para felicidade e harmonia. E se emocionará com as reviravoltas que o destino preparou para esse grupo de pessoas.

 

                                                                                         RESENHA

 

 

A trama principal de O Reencontro  envolve Sr Bento e a neta Ana Luiza.

Sr Bento é um senhor aposentado dos serviços meteorológicos londrinos e vive nas Ilhas Britânicas onde cria a neta Ana Luíza.

Não fica muito claro em qual dessas ilhas eles moram, mas tudo indica que sejam as menores ilhas do arquipélago, porque no inicio do livro a autora narra a travessia entre ilhas utilizando-se do Barco “Ana Luiza”-o  mesmo nome da menina.

 É numa outra ilha do Arquipélago que Ana Luíza brinca com Miguel, amiguinhos da mesma idade e é lá que Sr Bento conversa com João - dono da mercearia da aldeia,casado com Dona Maria;Eles  os receberam na Ilha assim que Sr Bento mudou-se para uma das ilhas próximas à aldeia para viver com a pequena Karen,sua filha,há muitos anos.

A descrição do cenário sugere uma floresta tropical tipicamente brasileira, o que se evidencia pela utilização de expressões ou situações que seriam pouco comuns na Europa ao longo da trama.

Por ser uma ficção que se aproxima da utopia, a autora optou por uma ambientação adequada para a história, o que acrescentou um perfume poético- a chamada Licença Poética-que, de outra forma, não ganharia esse aspecto.

Quando a filha de Bento-Karen-nasceu, sua mulher sucumbe à eclampsia e morre de parto, deixando-o em grave depressão.

Ele entrega Karen recém-nascida para sua irmã Leonor por um ano. Após esse período, mais calmo e conformado, procura atendimento terapêutico e finalmente retorna para buscar sua filha. Em seguida, parte com Karen para as Ilhas e lá eles vivem por muito tempo,até que um dia Karen descobre uma carta em que Sr Bento agradecia ao psicanalista pela ajuda que ele lhe dera, convencendo-o a de que a criança não era culpada pela morte de sua esposa.

Agora, Bento sente-se culpado, por não ter contado à filha toda a verdade e ela ter descoberto de forma abrupta, abandonando sua filha-a netinha Ana Luíza- e fugindo para Londres.

Em Londres, conhecemos Karen, que trabalha em serviços meteorológicos como seu pai trabalhara um dia.

Ela e Ramon namoram  e vivem uma história de amor unilateral: Ramon ama Karen e tenta convencê-la a procurar pelo pai dela e sua filha, que abandonara na Ilha quando a menina tinha apenas dois anos.

 Entretanto, Karen ainda é apaixonada por William- pai de Ana Luiza- com quem crescera nas Ilhas e foi seu primeiro amor e,por esse motivo, evita qualquer tentativa de aprofundar o relacionamento com Ramon.Karen também se culpa por ter abandonado Ana Luiza, e evita o reencontro com seu pai e filha.

A narrativa cresce numa arco único e o conflito se constitui principalmente na expectativa desse momento-chave: O reencontro de pai-filha-neta e avô.

A autora privilegia a história, deixando em segundo plano as questões que normalmente acontecem nos relacionamentos pessoais .Além disso está ausente certos aspectos londrinos muito conhecidos e que não se apresentaram durante o enredo;a priori,não prejudicam em nada a trama em si,mas que ,para mim,interferem levemente na imersão do leitor na ambientação pretendida pela autora .

  Entretanto,essa escolha na condução narrativa permite que as117 páginas fluam mais rapidamente, transformando O Reencontro num conto de fadas moderno, em que predomina a transmissão de valores familiares e morais.

Livro leve, com leitura fluída e  focado na mensagem que a autora Paula Lessa quis transmitir.